skip to main content

Construção de escolas no Vietname rural

Para apoiar os alunos em regiões agrícolas mais pobres, a Cargill cria um programa que requalifica estruturas e proporciona acesso a uma educação de qualidade.

January 01, 2015

Em meados da década de 1990, uma escola para crianças especiais no Vietname, Trung Tarn Giao Due Tre Khuyet, precisava de equipamentos novos. Como a escola estava situada num bairro degradado de Ho Chi Minh City, a sua comunidade não possuía os recursos necessários para prestar apoio — até que a Cargill resolveu intervir.

A empresa tinha aberto recentemente escritórios no país e viu uma oportunidade de ajudar os alunos locais. Em 1996, colaboradores da Cargill angariaram dinheiro para construir um parque infantil para a escola. No ano seguinte, a empresa angariou dinheiro suficiente para adicionar salas a uma escola do Distrito Thong Nhat, que lutava por conseguir espaço para os alunos aprenderem.

Com o tempo, dar acesso à educação a alunos com poucas posses no Vietname rural, que vivem perto da unidade de negócio de nutrição animal da Cargill, tornou-se uma prática regular. A empresa reuniu um Conselho Cargill Cares, um grupo liderado por colaboradores que apoia as comunidades locais, para trabalhar com arquitetos locais, requerer licenças e gerir a construção de escolas da Cargill em todo o Vietname.

Vários jornais vietnamitas salientaram o impacto positivo nas comunidades e a Embaixada dos Estados Unidos em Ho Chi Minh City nomeou a Cargill Vietname para o seu Prémio de Melhor Empresa no Vietname, um galardão que premeia a cidadania empresarial e o enriquecimento da vida das comunidades. Adicionalmente, o governo aproveitou o conceito de construção de escolas da Cargill e tornou-o no modelo oficial do governo para todas as escolas primárias rurais.

Atualmente, o programa de construção de escolas da Cargill desempenha um papel vital no apoio às comunidades rurais do Vietname e do mundo. Desde 1995, angariou mais de 3,8 milhões de dólares americanos e está em vias de inaugurar a sua 75.ª escola nos finais de 2015. Estas estruturas terão capacidade para educar aproximadamente 15 mil alunos todos os anos, só no Vietname. O próximo objetivo é concluir 100 escolas até 2020.

"As escolas Cargill Cares demonstram o nosso compromisso com o investimento da educação destas crianças rurais, que são a chave do futuro," afirmou Chanh Truong, chefe da Cargill Vietname. "O nosso principal objetivo é facultar o acesso à educação de crianças pobres de zonas rurais remotas. Continuaremos a cooperar com os colaboradores da Cargill e com os Conselhos Cargill Cares com vista a implementar as nossas iniciativas educacionais no Vietname rural."