skip to main content

Um novo tipo de amido leva a baklava à conquista do mundo

Para conseguir exportar a sua especialidade ancestral para todo o mundo, o fabricante de doces turco, Güllüoglu, precisava de uma nova receita para as suas sobremesas incrivelmente delicadas.

January 01, 2015

Durante seis gerações, Güllüoglu produziu baklava de excelência em Istambul, na Turquia. A sua receita de família, elaborada a partir de camadas extra finas de massa filo, o melhor mel, manteiga e pistáchios, exige um processo complexo e preciso.

 

 

Turkish Baklava Inpage
Camada após camada de massa filo estaladiça é intercalada com xarope e pistáchios moídos para criar a bonita e artística sobremesa.

Em 2010, a empresa anunciou o seu plano de expandir o negócio para mercados distantes nos Estados Unidos, Europa e Médio Oriente. Mas para conseguir preservar a sua receita com centenas de anos, a Güllüoglu insistiu na produção de cada fornada na sua sede na Turquia, distribuindo depois o produto para franchisados de todo o mundo.

O fabricante de doces procurou então a Cargill, confiando no seu conhecimento em inovação de produtos e nas suas cadeias de distribuição responsáveis. Em parceria com os mestres de baklava da Güllüoglu, a Cargill desenvolveu uma mistura inovadora de amidos que, quando salpicados sobre a massa filo, criavam o nível de humidade ideal para proteger a frágil baklava e prevenir que se partisse durante a viagem.

O novo amido permitia à Güllüoglu expedir o seu produto com confiança. Pouco depois, os franchisados abriram as suas portas em cidades como Nova Iorque, Los Angeles, Bruxelas, Trípoli e Riade - oferecendo aos consumidores a autêntica e intacta baklava que antigamente exigia uma viagem até Istambul.