skip to main content

Plásticos à base de girassol têm impacto positivo

Procurando lançar um produto inovador novo, um fabricante alemão aborda a Cargill, como seu parceiro de confiança.

January 01, 2015

A longa presença da Cargill na Alemanha permitiu-lhe cimentar fortes relações com clientes de várias cadeias de abastecimento. Em 2014, o empresário Ulrich Wendeln abordou a empresa com uma ideia para um plástico completamente novo, que prometia ter um impacto positivo no ambiente. Sendo um cliente de longa data do negócio de refeições com colza da Cargill, Ulrich Wendeln tinha experiência no controlo de produção de plástico fabricado a partir da casca das sementes de girassol na sua empresa, a Sunflower Plastic Compound (SPC).

Em conjunto com o seu sócio, Ulrich Meyer, Ulrich Wendeln reuniu com Hermann Steep, o chefe da cadeia de abastecimento de cereais e oleaginosas da Cargill na Alemanha, com o intuito de obter apoio para desenvolver e comercializar o seu plástico inovador. Por causa da posição da Cargill como parceiro de confiança e como uma das maiores empresas de transformação de sementes de girassol do mundo, um ingrediente fundamental do plástico, a escolha óbvia foi ajudar os empresários a avançar com a sua ideia.

A invenção, denominada plástico S²PC® (Sustainable Sunflower Plastic Compound), combina um subproduto da transformação das sementes de girassol com polímeros tradicionais. O resultado é um plástico de alta qualidade com uma gama alargada de aplicações, desde embalagens para alimentos e bebidas a mobiliário. O plástico reduz significativamente o impacto ambiental gerado por estes produtos. Uma vez que o plástico S²PC tem menos petróleo que a maioria dos plásticos, reduz a dependência deste combustível no setor em 30% a 70%, consoante a aplicação.

Perante o sucesso do produto e considerando o futuro promissor deste plástico, a Cargill e a SPC, renomeada Golden Compound GmbH, decidiram recentemente construir em conjunto uma nova unidade-piloto em Ladbergen, na Alemanha.

Se o produto tiver sucesso no mercado, os sócios têm planos para expandir a inovação a nível mundial. Hermann Steep está empolgado com o potencial do produto e orgulhoso da confiança que os clientes da Cargill depositam na empresa. Oriol Serrahima, diretor desta joint venture, partilha os sentimentos de Hermann Steep e afirma que "Este projeto combina duas empresas com culturas muito diferentes, a Cargill, um grande interveniente no mercado mundial, e o negócio de Ulrich Wendeln, uma média empresa com uma atitude muito empreendedora. É um exemplo vivo da reputação (da) Cargill como sendo o parceiro de eleição."