skip to main content

Aconselhar as mentes do futuro

Para incentivar os futuros líderes do setor, os programas de bolsas da Cargill dão aos alunos a oportunidade de aprender e crescer.

January 01, 2015

Michele Pitlick ainda se lembra do momento em que, na presença dos seus professores e colegas do Liceu de Tiffin, em Tiffin, no Iowa, recebeu a Bolsa para a América Rural, no valor de 1.000 USD, patrocinada pela Cargill. Para Michele Pitlick, que cresceu numa quinta na década de 1980, a bolsa foi uma janela aberta para novas oportunidades. Na altura, a sua família pagava os estudos dos seus dois irmãos mais velhos, o que representava um grande esforço para as finanças domésticas. "Eram tempos difíceis para os agricultores e não estava a ser fácil para os meus pais", recordou Michele Pitlick. "Fizeram muitos sacrifícios pelo nosso futuro. Não havia nada mais importante para eles do que nos dar uma educação superior."

A bolsa da Cargill ajudou Michele Pitlick a frequentar a Universidade do Iowa do Norte e garantiu-lhe um estágio na Cargill. Acabou por conseguir um emprego a tempo inteiro na empresa, onde trabalha atualmente como diretora financeira de projetos. Nas décadas que medeiam entre a criação do programa de bolsas da Cargill e a atualidade, milhares de alunos em todo o mundo já contaram histórias de sucesso semelhantes.

Rural and Global Scholars InPage
Michele Pitlick, uma bolseira da Cargill, trabalha atualmente a tempo inteiro na empresa como diretora financeira de projetos para a unidade de negócio de temperos, molhos e óleos.

Criado em 1986, o programa foi uma reposta às pressões financeiras sentidas por muitas famílias de agricultores em virtude do aumento dos custos com o ensino pós-secundário. No início do programa foram concedidas bolsas de 1.000 USD a 100 alunos de regiões rurais em 20 estados. Na década de 1990, a Cargill tinha doado mais de 1 milhão de dólares americanos e ajudado 250 alunos de todo o país.

Com o tempo, a iniciativa evoluiu para refletir a pegada global da Cargill. Atualmente, o Programa de Bolseiros Globais da empresa beneficia estudantes universitários de vários países. A nova versão da bolsa seleciona anualmente 200 licenciados universitários do Brasil, Índia, Rússia, China e Estados Unidos. Os bolseiros são selecionados com base na excelência académica e no potencial de liderança nos domínios da alimentação, agricultura e gestão de risco.

"Estou empolgado por participar num programa que promete ajudar-nos a fazer mais amigos nos outros continentes, e dar-me assim uma perspetiva global, tão importante no mundo de hoje."
— Vrindaa Somjit, bolseira global da Cargill, Índia

Para promover a criação de redes e o estabelecimento de ligações pessoais, a Cargill reúne os bolseiros do Prémio Bolseiros Globais nos seus países e na sede do Grupo em Mineápolis, no Minesota, em dois eventos anuais. Estas receções funcionam como fóruns onde os estudantes podem encontrar os seus pares do outro lado do mundo, receber aconselhamento individual de executivos da Cargill e conhecer outros líderes do setor.

Ao apoiar o potencial de liderança de estudantes com elevado desempenho em todo o mundo, o Programa de Bolseiros Globais da Cargill posiciona a próxima geração da indústria na senda do êxito. Com ligações em todo o mundo e competências acrescidas para a resolução de problemas, estes estudantes estão preparados para enfrentar as questões complexas que se colocam a quem pretende alimentar uma população mundial em constante crescimento.