skip to main content

Um mundo cor-de-rosa: o isolamento sofre uma remodelação

Após remover com sucesso o formaldeído dos seus isolamentos, o empório industrial Owens Corning está pronto para crescer.

January 01, 2015

Se alguém pode ser considerado perito em isolamento, esse alguém é a Owens Corning. Esta empresa multinacional inventou o seu isolamento exclusivo FIBERGLAS™ na década de 1930. Década após década, a empresa ampliou a sua carteira de forma contínua, desenvolvendo produtos e serviços para setores como a indústria aeroespacial, automóvel, infraestruturas públicas e bens de consumo.

O isolamento para construção da Owens Corning — produzido em cor-de-rosa, a cor de marca da empresa — continua a ser um pilar fundamental do seu negócio FIBERGLAS™. No início da década de 2000, os seus concorrentes diretos, em resposta a uma nova tendência, começaram a remover o formaldeído, que é frequentemente usado como cola para unir as fibras de vidro do isolamento, substituindo-o por ingredientes de base biológica.

Em 2009, a Owens Corning sondou a Cargill para saber se estaria interessada em ajudá-los a acompanhar a concorrência. Os peritos da Cargill desenvolveram um substituto inovador exclusivamente para a empresa: maltodextrina líquida, uma solução semelhante aos amidos e aos xaropes de glicose, que une as fibras de vidro.

«A nossa equipa ficou impressionada com a Cargill — quer pela gama de oferta de produtos, quer pelo talento técnico dos seus cientistas.»
— Dave Mirth, Desenvolvimento de Novos Produtos, Owens Corning

Owens Corning Inpage pós o lançamento do isolamento EcoTouch® em 2011, a Owens Corning reconhece o trabalho inovador da equipa da Cargill (acima) com a atribuição do prestigiante prémio Fornecedor do Ano.

Em apenas 18 meses, a Cargill e a Owens Corning finalizaram um novo isolamento que se estreou em 2011 com a designação comercial de EcoTouch®, após ter recebido a primeira certificação emitida pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para um isolamento de base biológica. Mais tarde nesse mesmo ano, a empresa recebeu o Prémio Fornecedor do Ano, da Owens Corning, em reconhecimento do seu trabalho integrado e precursor.

Após o sucesso do isolamento EcoTouch®, a colaboração entre as duas empresas tornou-se permanente. A Owens Corning já é cliente dos serviços de gestão do risco e de produtos de energia fornecidos pela Cargill. Entretanto, as duas empresas identificaram mais produtos de isolamento comerciais que usam a maltodextrina líquida como ingrediente. John Hillenbrand, o vice-presidente e diretor para a inovação da Owens Corning, reconheceu o potencial único da parceria: «Precisamos de um parceiro que nos ajude a desenvolver projetos inovadores de base biológica, e a Cargill é o nosso parceiro preferido.»