skip to main content

Silos de cereais estabelecem a ligação entre agricultores e clientes 

Depois do sucesso do primeiro armazém de cereais em 1865, W. W. Cargill foi ainda mais longe, criando uma rede de comercialização por todo o país, ajudando os agricultores a vender os seus cereais.

January 01, 2015

O fundador da empresa, W. W. Cargill, adquiriu o seu primeiro armazém de cereais térreo na cidade de Conover, que estava em plena expansão. No entanto, quando a via ferroviária foi abruptamente desmantelada e a sua estação transferida para outro local, a cidade passou a ser jocosamente apelidada de "Goneover" (ultrapassada) e W.W. tinha de continuar a avançar. A procura de cereais era elevada nos grandes centros urbanos, mas as colheitas encontravam-se em zonas rurais remotas - muitas vezes a centenas de quilómetros de distância - estando dependentes das vias ferroviárias e das vias navegáveis.

Nas duas décadas seguintes, W. W. e os seus irmãos acompanharam a expansão dos produtores de cereais e da via férrea, construindo e adquirindo locais de armazenagem para estabelecer pontos de venda ao longo de novas rotas. No Iowa, W. W. inaugurou um dos seus primeiros silos, uma estrutura com um sistema de tapete rolante inovador que transportava os cereais para depósitos de níveis superiores, onde ficavam armazenados de forma segura durante períodos de tempo mais longos. Ao armazenar o trigo até à chegada dos comboios, a Cargill conseguiu introduzir os cereais no mercado mais cedo e de forma mais económica, o que beneficiou os fornecedores e os clientes..

Network Grain Elevators Est Inpage Num silo da Cargill em Eckelson, no Dacota do Norte, carroças puxadas a cavalo aproximam-se com cereais colhidos prontos para o transporte ferroviário.

Avançando para 1886, a rede de W. W. Cargill já tinha sido alargada para este até ao Minnesota, acompanhando a via ferroviária de Southern Minnesota. Nos anos seguintes, os irmãos iriam construir dezenas de instalações que ajudavam os fornecedores de cereais do Minnesota, Wisconsin e de Dacota do Norte e do Sul a expandir os seus negócios - criando um mapa complexo de rotas por onde eram transportados cereais para Duluth, St. Paul e Mineápolis.

Esta expansão estratégica, que decorreu entre 1865 e 1910, criou uma sólida rede de produção e de transporte que levou ao primeiro grande pico de crescimento da empresa. No virar do século vinte, a Cargill era uma grande força no comércio de cereais nos Estados Unidos - que antecedeu o atual trabalho da empresa de melhoria das infraestruturas de comercialização de todo o mundo.