skip to main content

Um futuro promissor para o cacau sustentável 

Através do programa Cocoa Life, a Cargill e a Mondelēz International procuraram desenvolver uma cadeia de abastecimento responsável em todo o mundo. 

January 01, 2015

A procura mundial de cacau está a aumentar. Ao contrário de outras colheitas importantes utilizadas no abastecimento alimentar global, o cacau ainda é produzido em pequenas explorações familiares. Muitas dessas explorações possuem árvores envelhecidas e pouco produtivas e não têm acesso a técnicas modernas de colheita, a recursos financeiros e a práticas de marketing. Nas últimas décadas, a produtividade das colheitas de cacau não aumentou significativamente.

Para mudar a situação, a Cargill e o fabricante alimentar global Mondelēz International estabeleceram uma parceria através de um programa inovador, concebido para criar novas oportunidades para os pequenos agricultores e para os capacitar com o conhecimento e recursos necessários para aumentarem a sua produtividade e, por fim, os seus rendimentos.

O programa Cocoa Life da Mondelēz foi um esforço abrangente, no valor de 400 milhões USD, que visava desenvolver a produção de cacau sustentável na África Ocidental, na região Ásia-Pacífico e noutras regiões-chave. O Cocoa Life pretendia capacitar os agricultores em comunidades de cacau em expansão, centrando-se na agricultura, nas comunidades, nos meios de subsistência e no ambiente. Como empresa líder na produção de chocolate, o objetivo da Mondelēz International era obter todo o seu cacau de forma sustentável.

Em 2012, a Cargill lançou o programa Cargill Cocoa Promise, um reflexo do compromisso da empresa em melhorar os rendimentos dos agricultores e as comunidades, e também apoiar a agricultura na América do Sul, África e Ásia. Partilhando os meus objetivos, a Mondelēz International estabeleceu uma parceria com a Cargill para lançar, nesse mesmo ano, um programa conjunto na Costa do Marfim, e outro em Sulawesi, na Indonésia, em 2014.

"A criação de um programa de cacau sustentável só é possível através de trabalho de equipa."— Mbalo Ndiaye, Responsável pelas operações no país, Programa Cocoa Life da Mondelēz International

Hoje, a relação entre a Mondelēz International e a Cargill é um exemplo de como o programa Cocoa Life tira partido das parcerias nas cadeias de abastecimento. Estas parcerias são essenciais para a partilha de boas práticas, operações sustentáveis, construção de sinergias e para aproveitar uma grande variedade de capacidades.

Até 2022, o programa Cocoa Life irá capacitar mais de 200 mil agricultores de seis países, oferecendo benefícios a mais de um milhão de pessoas. A iniciativa tornou-se parte integrante dos planos de negócios da Cargill e da Mondelēz, fortalecendo o seu compromisso partilhado de melhoria dos meios de subsistência dos agricultores e garantindo um futuro sustentável para o cacau.