skip to main content

Colher o não colhido para alimentar milhões

A Cargill viu nas milhares de toneladas de culturas norte-americanas que ficam por aproveitar anualmente a oportunidade de ajudar as famílias com dificuldades em pôr comida na mesa. 

January 01, 2015

Em 2011, a Cargill ofereceu 1 milhão de dólares americanos para apoiar o lançamento do programa Minnesota Sem Fome, que pretendia alimentar as pessoas carenciadas com as culturas excedentárias. O esforço sem precedentes ao nível do Estado do Minnesota, procurou acabar com o desperdício de 100 milhões de refeições que são deitadas fora todos os anos nesse Estado, tirando proveito das culturas por colher e da comida que não é vendida.

Para obter o maior impacto possível, o programa Minnesota Sem Fome criou oito iniciativas inovadoras, nomeadamente: Agricultural Surplus (excedentes agrícolas), Retail Food Rescue (aproveitamento de alimentos excedentários de revendedores), Prepared Food Rescue (aproveitamento de alimentos já preparados) e After-School Meals (refeições depois da escola).

Tendo em conta os seus conhecimentos sobre o setor agrícola e os variados recursos de que dispõe, a Cargill, juntamente com outras empresas locais, concentrou-se nos excedentes agrícolas, num esforço de distribuição das culturas excedentárias provenientes de propriedades e fábricas de processamento do Minnesota, que de outra forma se estragariam.

Para além da concessão, a Cargill doou a produção excedentária da sua rede de propriedades e instalações agrícolas, incentivando os colaboradores a oferecerem o seu tempo livre para voluntariado. Em 2013, depois da época de colheita do milho, os colaboradores e reformados da Cargill voluntariaram-se para processar as culturas não colhidas numa fábrica de cereais próxima, e depois reembalar e carregar os camiões refrigerados com o milho. A comida foi depois enviada para toda a rede do banco alimentar da organização Alimentar a América - um sistema de mais de 200 locais que vai muito além das fronteiras do Minnesota.

No final de 2013, a Cargill ajudou a fornecer quase 500 mil toneladas de milho doce excedentário aos bancos alimentares, contribuindo com aproximadamente 833 mil refeições nutritivas para famílias de baixo rendimento de 16 Estados.Hunger Free Minnesota Inpage  

Desde então, a Cargill ajudou a processar e fornecer centenas de milhar de toneladas de culturas excedentárias - o que mostra que este movimento não irá abrandar

Atualmente, o esforço mantém-se: aplicando a mesma estratégia, o programa Minnesota Sem Fome prevê colher e distribuir mais 10,4 milhões de refeições em 2015.