skip to main content

Otimização dos bancos alimentares para combater a fome

Em todo o mundo, são estabelecidas parcerias entre a Cargill e outras organizações para criar refeições mais nutritivas, minimizar o desperdício e ajudar a alimentar milhões de pessoas necessitadas.

January 01, 2015

Existe comida suficiente para todas as pessoas no mundo, mas, no entanto, as Nações Unidas estimam que, atualmente, quase 800 milhões de pessoas - cerca de uma em nove - estão subnutridas. A maioria vive nos países em desenvolvimento, onde mais de 14% não consegue obter a energia de que necessitam através da sua alimentação.

Como membro fundador da Global FoodBanking Network (GFN - Rede Global de Bancos Alimentares), a Cargill já ofereceu mais de 1,4 milhões de dólares americanos para ajudar a criar novas redes de bancos alimentares na Índia, México, Turquia, Roménia, África do Sul e Ucrânia, e também para ajudar a expandir os bancos alimentares na Argentina, Canadá, Hungria, Polónia e Espanha. Estas parcerias resultam na aquisição e distribuição de milhões de toneladas de alimentos que antes seriam desperdiçados.

Quase metade das crianças subnutridas do mundo vive na Índia, um país que desempenha um papel fulcral nos esforços da Cargill para garantir que todas as pessoas têm acesso a alimentos seguros, nutritivos e económicos. Em 2013, a Cargill Índia associou-se à India Food Banking Network (IFBN - Rede de Bancos Alimentares da Índia) para criar o seu primeiro banco alimentar em Deli. Durante o seu primeiro ano de funcionamento, as instalações forneceram 1,1 milhões de refeições a 10 mil pessoas.

A Cargill apoia a Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA, Federation Européenne des Banques Alimentaires) através de financiamento, doação de produtos e voluntariado dos seus colaboradores, que oferecem o seu tempo e conhecimentos para ajudar os bancos alimentares nacionais de toda a Europa. Em 2014, os colaboradores da Cargill também participaram num programa que oferecia formação sobre boas práticas, abrangendo temas desde a segurança alimentar até à gestão documental. A Cargill também ajudou a Fare Share, organização parceira da FEBA, a criar um novo banco alimentar em Merseyside, no Reino Unido. Atualmente, esta instituição oferece alimentos suficientes para mais de 1,1 milhões de refeições - o equivalente a alimentar todos os colaboradores da Cargill no Reino Unido durante uma semana.

Food Bank Inpage
Durante o ano, os colaboradores da Cargill trabalham como voluntários em vários bancos alimentares da FareShare, como este armazém em Londres, distribuindo refeições a mais de 62.200 pessoas no Reino Unido.

Passados agora 25 anos, a parceria da Cargill com a Feeding America continua a crescer. A Cargill apoia a Feeding America através de vários projetos e programas, oferecendo financiamento, tempo de voluntariado e doações de produtos. Através da sua rede de mais de 200 bancos alimentares, a Feeding America apoia 61 mil organização de combate à fome nos Estados Unidos.

Recentemente, o negócio Horizon Milling da Cargill juntou-se à Kroger, um fornecedor de produtos de mercearia com sede no Centro-Oeste dos Estados Unidos, para fazer a maior doação de farinha de sempre à Feeding America. Mais de 180 mil sacos de um quilo foram entregues a bancos alimentares da rede por todo o país.

A colaboração com parceiros do setor público e privado é um elemento essencial do compromisso da Cargill com a segurança alimentar global. Ao trabalharem em equipa, a Cargill e as suas organizações parceiras conseguem oferecer às comunidades locais um melhor acesso aos alimentos, trabalhando simultaneamente na resolução a longo prazo do problema da fome.