skip to main content

Uma escola nova para a Indonésia

Na região de Sukabumi, a Cargill descobre uma nova forma de fortalecer as comunidades agrícolas em todo o mundo: através da construção de escolas. 

January 01, 2015

Durante um século e meio, uma grande parte do impacto global da Cargill passou pela capacitação dos indivíduos e por ajudá-los a atingir os respetivos objetivos. Isto exige uma compreensão aprofundada de como as comunidades locais definem o sucesso e depois alinhar as capacidades da Cargill com esses valores.

Em 1976, a Cargill teve conhecimento das prioridades de uma região remota do oeste de Java: Sukabumi. A empresa tinha começado recentemente as operações em Bogor, na Indonésia, e planeava iniciar operações de avicultura na zona de Sukabumi.

Especificamente, a Cargill tinha previsto uma exploração avícola em Sukabumi, complementada por uma área de reprodução, um centro de incubação e uma fábrica de ração, e esperava arrendar 25 hectares de terra ao governo. A empresa soube que a área tinha sido previamente dividida em 149 parcelas de cultivo individuais e que os direitos dos detentores das terras pertenciam a 110 agricultores e membros da comunidade. Para avançar com os planos, a Cargill precisava da aprovação de cada um dos detentores das terras.

Os representantes da Cargill trabalharam para construir e fomentar relações a fim de garantir aos residentes que a empresa estava empenhada em criar um impacto forte e positivo para a região. Perceberam que uma escola nova ajudaria a comunidade a prosperar. Durante o dia, a escola ensinava as crianças. À noite, os avicultores poderiam aprender as melhores e mais recentes práticas para criar, tratar e comercializar os animais. 

«…o representante do governador para a educação recordou: “A Cargill será usada como um exemplo de uma empresa com investimento americano disponível para trabalhar no sentido da melhoria da Indonésia através da educação.”»
- F.M. “Parky” Parkinson, Diretor, Cargill Indonésia

A ideia de a Cargill construir uma escola cativou de imediato as pessoas da comunidade. Na realidade, os residentes ficaram tão entusiasmados que contactaram todos os 110 vizinhos detentores de terras, convencendo cada um deles a arrendar os 25 hectares que a Cargill procurava. O acordo foi aprovado e assinado pelo diretor da Cargill Indonésia F.M. “Parky” Parkinson, dando início à rápida construção do edifício da escola e do aviário. Atualmente, ainda existem ambas as instalações. Para continuar a fortalecer as comunidades locais, a Cargill também dá apoio a mais de 85 escolas em 16 locais por toda a Indonésia.

Mas a história não acaba aí. A construção de escolas novas tornou-se uma parte vital do apoio da Cargill às comunidades agrícolas em todo o mundo. Mais de 100 escolas fundadas pela Cargill em países como a China, a Turquia, o Vietname e partes de África estão a fomentar um sistema sem a utilização de trabalho infantil, proporcionando estabilidade, educação e a promessa de sucesso futuro às comunidades rurais remotas.

First School in Indonesia Inpage

Com a ajuda da comunidade, F.M. “Parky” Parkinson da Cargill assina os documentos, transferindo oficialmente a escola para o governo da Indonésia.

First School in Indonesia Inpage 2

Na escola, uma placa diz: “Dedicado pela PT Cargill às gerações futuras de Sukabumi para o avanço da educação sobre a agricultura e os animais.”