skip to main content

Novos ingredientes mais económicos num prato favorito das famílias 

Um cliente procura a Cargill para o ajudar a agilizar a produção, reduzir os custos e preservar o fantástico sabor dos seus populares produtos. 

January 01, 2015

Em 2010, um dos clientes de produtos alimentares da Cargill de longa data, examinou atentamente a sua oferta de mais de 40 marcas bem conhecidas dos consumidores, de modo a encontrar formas de melhorar os seus processos de produção. O cliente queria aumentar as eficiências de produção para gerar maiores rendimentos e reduzir custos. E isso também significava manter o característico sabor dos produtos, que os consumidores adoram.

A empresa viu na sua marca de produtos de frango congelado, um favorito das famílias nos Estados Unidos, a oportunidade ideal para prosseguir os seus objetivos. Como a marca era tão popular, colocava um desafio único: efetuar alterações na produção sem mudar as características que as pessoas mais apreciam, como o sabor, a textura e a cor. Sendo a marca conhecida pela sua carne tenra e húmida e crosta crocante, o cliente procurou os conhecimentos especializados em inovação alimentar da Cargill para o ajudar a manter esses atributos fundamentais.

Durante quatro meses, uma equipa de investigação e desenvolvimento da Cargill trabalhou com o cliente para desenvolver uma receita atualizada. A Cargill descobriu que um estabilizador alimentar podia aumentar os rendimentos de forma natural, sem afetar negativamente o produto final. A equipa testou a fórmula modificada junto de painéis de provadores, aperfeiçoando a receita com base no feedback dos consumidores. Após testar quatro versões, a equipa criou uma receita que excedia os requisitos dos consumidores e rapidamente obteve a sua aprovação.

A combinação modificada de ingredientes naturais e à base de amido não só tinha um sabor fantástico como preservava a estrutura dos alimentos durante a congelação e a expedição. Os produtos de frango fabricados com a nova receita chegaram às lojas na primavera de 2010 e reduziram os custos de produção do cliente em 0,10 USD por quilo, gerando poupanças superiores a 5 milhões de dólares americanos no primeiro ano. Acima de tudo, conseguiram manter o sabor, a textura e o aroma que lhes eram característicos e que os consumidores esperam e apreciam.