skip to main content

Walmart lança um desafio de sustentabilidade

Para reduzir suas pegadas de carbono sem aumentar os preços, o Walmart Brasil estimula a Cargill a renovar o óleo de cozinha Liza®.

January 01, 2015

Em 2008, o Walmart Brasil concentrou suas energias em sustentabilidade criando o Projeto End-to-End (de ponta a ponta), uma iniciativa desenvolvida para inspirar os clientes a reformular suas ofertas levando em conta soluções ecologicamente corretas. A iniciativa desafiou dez dos principais fornecedores do Walmart Brasil a integrar práticas sustentáveis em seus produtos existentes, seja no refinamento das operações, na renovação das embalagens, na substituição de ingredientes ou todas as opções anteriores, mas sem elevar o custo para os consumidores.

Com base em seu compromisso global com práticas responsáveis, a Cargill aceitou a iniciativa e avaliou os óleos de cozinha Liza, uma marca popular encontrada em mais de 30 milhões de casas no Brasil.

Primeiro, a equipe se concentrou na reengenharia da garrafa plástica do Liza, com o cuidado de manter a imagem de alta qualidade da empresa. Era vital que a garrafa não parecesse “frágil”. O novo design funcionou, mantendo a estética da marca com 10% a menos de material.

Para tornar a produção mais sustentável, a Cargill utilizou sua nova fábrica de processamento de soja no Mato Grosso, localizada a nordeste da sede do Walmart Brasil em São Paulo. Desenvolvida pela Cargill especificamente para conservação de recursos, a usina possui uma caldeira alimentada por biomassa de madeira (em vez de combustíveis fósseis) e turbinas acionadas diretamente pelo vapor da caldeira, um sistema que gera por si só 60% da eletricidade necessária para a operação.

Após reavaliar como os óleos de cozinha são fabricados, a Cargill também mudou sua forma de entrega, poupando energia e reduzindo emissões de gases do efeito estufa com a revisão da logística de transporte. A equipe localizou rotas de distribuição mais eficientes e reduziu a frota de caminhões, fazendo melhor uso do espaço para cargas e reduzindo o retorno de veículos vazios.

Após 18 meses, a equipe apresentou os resultados ao Walmart, relatando reduções de 26% no uso de água, 56% no uso de combustíveis fósseis e 40% nas emissões de gases do efeito estufa.

Com o sucesso do Projeto End-to-End (de ponta a ponta) na América do Sul, o Walmart agora está considerando um segundo lançamento para suas operações nos EUA.