skip to main content

O cultivo de uma nova indústria de soja no Uruguai

Pegando carona na revolução agrícola do país, a Cargill torna-se parceira dos agricultores de soja uruguaios, transmitindo-lhes conhecimentos e ajudando-os a prosperar.

January 01, 2015

Nos anos 1990, o Uruguai dedicava-se principalmente ao processamento de carne bovina. Com o intuito de ampliar sua produção agrícola, o país começou a buscar uma cultura versátil, a soja, e rapidamente aumentou o número de fazendas dessa cultura no país de 9.000 hectares para os atuais 1,5 milhões. Tudo começou quando os agricultores argentinos começaram a atravessar o Rio da Prata, chegando ao Uruguai para instalar fazendas, trazendo com eles técnicas de plantio e ferramentas de colheita modernas. Localizado logo ao sul do Brasil, seu clima moderado e a proximidade com o Atlântico Sul fizeram do Uruguai um ótimo lugar para produzir e exportar soja.

Em 2004, aproveitando seus contatos com a comunidade agrícola argentina, a Cargill procurou os agricultores uruguaios que participaram desse fenômeno de expansão da soja no país. O objetivo da empresa era aprender com a experiência dos argentinos e usar esse conhecimento para criar vínculos diretos com os agricultores no Uruguai, oferecendo-lhes a formação e treinamento necessários para ajudá-los a desenvolver seu próprio negócio da soja. Para tanto, a Cargill abriu um escritório em uma antiga casa na cidade de Dolores, a oeste do Uruguai. Todos os dias os funcionários da Cargill recebiam agricultores, que buscavam informações e recursos. Esses funcionários davam recomendações sobre as condições do campo, técnicas de cultivo e precificação de safra, distribuição dos insumos de sementes, fertilizantes e outros produtos agroquímicos.

“A Cargill disponibilizou diversos processos de produção e logística vantajosos para nossos agricultores e para a economia uruguaia”.
— Jorge Vranjes, Diretor de Operações da Cadeia de Suprimentos Agrícolas, Cargill Uruguai

Com a ajuda da Cargill, os agricultores uruguaios estão encontrando oportunidades de negócio como nunca viram antes. Agora com nove escritórios da Cargill funcionando em todo o país, a empresa desponta como a maior exportadora agrícola no Uruguai. À medida que a indústria de soja uruguaia cresce, a Cargill continua a capacitar agricultores com métodos de produção cada vez mais modernos para o cultivo da soja, bem como para outras culturas, como o trigo e o milho.