skip to main content

Conservação de energia com a Tesla

Ao incorporar tecnologias de uma fabricante de carros elétricos progressista, a Cargill enxerga oportunidades para economizar dinheiro e energia. 

January 01, 2015

Entre as operações da Cargill na América do Norte com carnes, sua fábrica de processamento de carnes em grande escala em Fresno, na Califórnia, é líder em sustentabilidade. Jon Nash, o gerente da fábrica, e sua equipe de mil funcionários, trabalham no ambiente fabril de processamento de carnes mais ecológico dos Estados Unidos, que sustenta uma pegada consideravelmente pequena enquanto produz mais de 110 mil toneladas métricas de carne bovina por ano. Os sistemas de captação de energia solar e recuperação de gás metano da fábrica oferecem soluções renováveis para aquecer a água que, por sua vez, permite que os equipamentos e a própria fábrica sejam limpos e desinfetados de forma ambientalmente sustentável, visando a segurança alimentar. Apesar das últimas conquistas da fábrica na área de sustentabilidade, a equipe em Fresno está constantemente disposta a evoluir ainda mais.

A equipe da Cargill entrou em contato com a Tesla, uma empresa revolucionária que fabrica carros elétricos na Califórnia, para propor colaboração em uma iniciativa exclusiva. Junto com a Pacific Gas & Electric, fornecedora local de serviços públicos, a Tesla e a Cargill instalaram um sistema de baterias de 1 megawatt—a mesma tecnologia usada nos veículos zero emissão da Tesla—na fábrica de processamento de carne bovina em Fresno. As baterias armazenam eletricidade fora do horário de pico para ser usada durante o horário de pico—justamente quando as tarifas de eletricidade são mais altas. A ideia é revolucionária: aproveitar o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento de bateria elétrica e introduzi-lo em uma configuração industrial de grande escala. Com a instalação realizada no primeiro semestre de 2015, a Cargill foi uma das primeiras empresas a implementar esse tipo de tecnologia em suas unidades.

“O armazenamento de energia da Tesla é outro exemplo da nossa vontade de empregar conceitos novos e diferenciados para reduzir nossa pegada ambiental”, afirma Nash. “Entendemos que enquanto produzimos proteína alimentar para milhões de habitantes da Costa Oeste, é importante fazer isso com o máximo de responsabilidade possível”.

Em Fresno, as baterias TM da Tesla hoje atendem cerca de 25% das demandas da fábrica, e são concebidas para proporcionar uma economia de mais de US$ 100 mil por ano à unidade. Com olhos no futuro, a Cargill acredita que é possível implementar essa tecnologia em mais unidades de seus negócios, reduzindo o impacto ambiental da empresa em países do mundo todo.