skip to main content

Uma revolução no armazenamento de grãos em Nebrasca

Para manejar mais grãos e evitar altos custos de armazenamento, a Cargill revela o modelo “Big Bin” (grande recipiente), um terminal lateral à ferrovia com máximo espaço e eficiência. 

January 01, 2015

John MacMillan, Jr., um homem de negócios inovador que foi Presidente da Cargill de 1936 a 1960, encarou os desafios iniciais da empresa relacionados a grãos com um espírito inventivo. Um exemplo disso é o elevador de grãos de Omaha, em Nebrasca, um design de terminal criativo apelidado de “Big Bin” (grande recipiente) graças aos tanques de armazenamento gigantescos.

Tudo começou em 1930. A demanda de grãos estava maior do que nunca, e a Cargill precisava armazenar e transportar volumes de safras maiores. Como os preços de armazenamento externo estavam altos, John Jr. resolveu criar uma infraestrutura totalmente nova: um elevador de grãos de 5 milhões de alqueires alojado dentro de um terminal, estrategicamente localizado na ferrovia leste-oeste em Omaha.

Construída em apenas 55 dias, a estrutura era pioneira, executando uma tarefa de cada vez com incrível velocidade. Locomotivas inteiras eram suspensas pela máquina, inclinadas e esvaziadas em quatro minutos, atingindo um total de 10 vagões de grãos descarregados por hora ou de centenas por dia.

“Estamos mais que satisfeitos. Sem dúvida alguma, este é o elevador de grãos mais econômico de todos.”
— John MacMillan, Jr., Presidente da Cargill

Para maximizar o espaço, John Jr. instalou quatro “Big Bins” no terminal (o primeiro do gênero), cada um capaz de armazenar a enorme quantidade de 1 milhão de alqueires de grãos na superfície de armazenamento. Com todas peças no lugar, a Cargill conseguiu processar, armazenar e transportar grãos com uma eficiência inovadora no setor.

Após o sucesso do terminal, a Cargill construiu mais três em sete anos, estrategicamente localizados ao longo das ferrovias em Albany, Leste de St. Louis e Memphis. A rede garantiu à Cargill e a seus clientes acesso inédito ao armazenamento de grãos, transportando volumes maiores para o mercado por uma taxa mais rentável.