skip to main content

Reduzindo a poluição e preservando o planeta

Para ajudar a comunidade de transporte marítimo a reduzir os poluentes liberados durante o transporte, a Cargill formou uma parceria com a RightShip e estabeleceu um novo padrão ambiental 

January 01, 2015

As empresas dependem de milhares de navios para enviarem seus produtos de forma segura e eficaz. Na verdade, 90% das exportações no mundo são feitas pelo mar. Apesar de navios lotados emitirem menos poluentes do que outros meios de transporte, como caminhões e aviões, dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) ainda são liberados, ameaçando o meio ambiente.

A Cargill é uma das principais atuantes no transporte marítimo, levando mais de 220 milhões de toneladas por ano e fazendo cerca de 12.000 escalas por ano em 900 portos ao redor do mundo. Em 2006, a empresa investiu bastante tempo e recursos avaliando navios manualmente para identificar os que se enquadravam em suas rigorosas normas de segurança e de conformidade. Determinada a fazer uma mudança, a Cargill investiu na RightShip, uma empresa australiana em busca do aumento da segurança ecológica no transporte marítimo ao redor do mundo. Trabalhando junto com a Carbon War Room, uma empresa sem fins lucrativos, os parceiros começaram a desenvolver um índice para classificar os navios. Batizado como EVDI (Existing Vessel Design Index, Índice de design de embarcação existente), ele atribui uma letra de ‘A’ a ‘G’ cada navio, sendo ‘A’ para navios com menor impacto ambiental e ‘G’ para navios com o maior impacto.

Em 2012, a Cargill fez história na comunidade de transporte marítimo novamente ao anunciar que não usaria embarcações com classificações ‘F’ e ‘G’. Esse foi um momento marcante, pois a Cargill se tornou a primeira empresa na indústria que se recusou a usar navios que causam muita poluição. Esse compromisso teve grandes efeitos positivos: ele protegeu os funcionários que trabalhavam nos navios da Cargill, ajudou os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade e acima de tudo, ajudou a preservar o planeta.

A Cargill cofinanciou experimentos com SkySails, uma pipa gigante criada na Alemanha que funciona como uma vela e foi desenvolvida para que os navios de carga modernos economizem bastante combustível. O projetou encontrou obstáculos que evidenciam o desafio de tornar realidade navios movidos pela energia eólica, porém ele destaca o comprometimento da Cargill em inovar as soluções de transporte marítimo para transformar a indústria. Ao continuar a promover práticas seguras de transporte marítimo e ao trabalhar com vários grupos para reduzir a poluição, os clientes da Cargill podem atingir suas próprias metas para reduzir os contaminadores e conservar o planeta para as próximas gerações.