skip to main content

Energia nova para uma empresa bem estabelecida

Inspirada pelas necessidades de seus parceiros, a Cargill se concentrou em se tornar a “parceira de escolha” de uma base de clientes diversificada.

January 01, 2015

Em 10 de fevereiro de 1999, apenas um dia depois de se reunirem para autorizar uma nova estratégia para a Cargill, os cinco diretores executivos da empresa — Ernie Micek, Warren Staley, Guillaume Bastiaens, Robert Lumpkins e David Raisbeck — fizeram um anúncio formal aos funcionários da Cargill: os anos seguintes seriam diferentes.

A Cargill havia se tornado tão grande e tão complexa que era um desafio assumir sua liderança. A cultura da empresa precisava mudar e as divisões de negócios precisavam se concentrar em seus clientes. Juntos, os cinco diretores traçaram uma nova era de grande crescimento dos negócios, definida por maior ênfase nos clientes, inovação e alto desempenho.

O plano foi introduzido como uma Intenção Estratégica da Cargill, uma estrutura que atualizava a estratégia comercial da empresa e aprofundava o relacionamento com o cliente. Com operações em dezenas de mercados e indústrias no mundo inteiro, a Cargill se concentraria em diversidade e conhecimentos na próxima década, ajudando uma variedade maior de clientes a prosperar mais.

“Queremos que os clientes pensem na Cargill como a empresa que fornece soluções para que seus negócios prosperem”.
— Ernie Micek, CEO da Cargill

Em 2007, a Cargill aperfeiçoou ainda mais seu plano de produzir a Intenção Estratégica 2015, ou simplesmente SI. A revisão detalhou metas específicas que a empresa deve procurar realizar conforme se aproxima o seu 150º aniversário. Desenvolvido como “um guia para fazer escolhas”, a SI foi atualizada para estimular a colaboração na Cargill, desfazendo silos e promovendo a cooperação entre as divisões de negócios para que os clientes possam atingir suas metas.

 

Strategic Intent Inpage

Cinco membros da equipe de liderança corporativa da Cargill anunciaram a Intenção Estratégica da empresa, que define sua direção e suas metas para o futuro.

 

O desenvolvimento da SI ajudou a Cargill a se tornar a “parceira de escolha” para uma grande lista de clientes. O título indica que a Cargill trabalhou estreitamente com os clientes para fornecer soluções personalizadas e voltadas para benefícios que nenhuma outra empresa pôde oferecer. Um exemplo inicial da dinâmica foi o trabalho inovador da empresa com a General Mills Inc. Embora, por muito tempo, a Cargill tenha fornecido ingredientes para o portfólio da General Mills, a SI inspirou a Cargill a encarar o relacionamento como uma oportunidade importante de colaboração. As empresas se uniram para desenvolver vários produtos novos, incluindo um produto exclusivo de milho integral, que sustentava o compromisso da General Mills de oferecer grãos integrais em toda sua linha popular de cereais.

O relacionamento ainda é um exemplo da função exclusiva que a Cargill assume para seus clientes. “Percebemos que podíamos ser mais bem-sucedidos juntos do que sozinhos”, explica Peter Erickson, vice-presidente executivo de inovação, tecnologia e qualidade da General Mills.

Ainda hoje, a Cargill mantém seus esforços de se tornar a parceira de escolha de mais clientes. Como a empresa sabe se foi bem-sucedida? Quando um cliente não consegue imaginar o trabalho com outra empresa.