skip to main content

Premières de Pillars of Plenty 

Um filme educativo promove as práticas comerciais da Cargill, indo além dos muros da empresa. 

January 01, 2015

Nas atividades comerciais, as informações são sempre a chave do sucesso, servindo de vantagem competitiva. Na primeira metade de seu legado de 150 anos, a Cargill se empenhou por manter a confidencialidade de informações estratégicas, pois acreditava que a privacidade era essencial para prosperar.

Porém, conforme a Cargill começou a ganhar notoriedade nacional nos anos 1930, a falta de informações disponíveis ao público se tornou uma desvantagem. A empresa ganhou a reputação de “reservada” e alimentou a percepção de que seus negócios se assemelhavam a um “jogo”. A Cargill entendeu que precisava se comunicar diretamente com o público, e explicar o papel essencial que desempenhava lançando as mercadorias dos agricultores no mercado.

Para promover as práticas comerciais de sucesso da empresa de uma forma criativa, a Cargill encomendou um filme educativo chamado Pillars of Plenty em 1946. Com roteiro de R. Glenn e filmado pela Ray-Bell Films em Minneapolis, Minnesota, o filme mostrava vários sites operacionais da Cargill, inclusive usando o de John C. Savage, em sua própria divisão administrativa para supervisionar a produção.

Depois de exibido a centenas de funcionários da empresa, o filme Pillars of Plenty alcançou um público maior no inverno de 1947 quando foi exibido para estudantes de agricultura e ciências naturais da Iowa State University (também conhecida como Iowa Agricultural College) em Ames, Iowa. Após a première, os diretores de treinamento da Cargill responderam às perguntas do público em uma sessão interativa na sala de exibição.

“Não apenas conseguimos o que era nosso objetivo principal, uma avaliação de Pillars of Plenty, como também fomos bem-sucedidos atraindo o interesse e a boa vontade de grupos de comunidades agrícolas gerais em relação à Cargill, que, antes do programa, sabiam muito pouco sobre a empresa”.
— John C. Savage, Diretor de Treinamento, Cargill

No ano seguinte, Pillars of Plenty foi um dos primeiros filmes a ser exibido na área de Minneapolis, em um novo meio: televisão. Daí em diante, a distribuição do filme foi se ampliando e, entre 1951 e 1952, foi exibido 91 vezes fora dos escritórios da Cargill. Quatro anos mais tarde, foi exibida uma sequência, Life from the Land, com um panorama maior dos negócios da Cargill, o que continuou despertando o interesse do público pela empresa.