skip to main content

Um trigo especial prospera no México

Em uma parceria com uma cooperativa de agricultores, a Cargill trouxe todo o seu conhecimento sobre cadeia de fornecimento aos agricultores de trigo duro de Sonora.

January 01, 2015

Pode parecer surpreendente achar um trigo duro de alta qualidade crescendo no Vale Yaqui, no México. Localizado no estado de Sonora, no noroeste do país, o vale é basicamente um deserto. Mas graças à irrigação, que forneceu as condições ideais para o cultivo do trigo duro, um trigo singular com alto teor de proteína usado na fabricação de massas e cuscuzes no mundo todo, alimentos que tradicionalmente não fazem parte da culinária mexicana.

Esse é um ingrediente valioso que provavelmente cresce na região errada. Ele é abundante e útil, mas inapropriado culturalmente. Em 1998, os agricultores do Vale Yaqui possuíam uma abundância de trigo duro, mas pouquíssimos clientes. Poucos anos antes, o governo mexicano havia privatizado o mercado de grãos, deixando que os agricultores de trigo duro assumissem seus próprios riscos (financeiros, comerciais e de transporte) na exportação. Muitos agricultores, despreparados para tais desafios, venderam suas safras aos mercados locais de ração por uma fração do valor real.

“Podemos fornecer uma análise do mercado e o conhecimento logístico que dificilmente esses agricultores obteriam de outra forma.”
— Ben Smith, gerentes de grãos da Cargill do Noroeste do México

Simultaneamente, a Cargill buscava maneiras de comprar e exportar grãos do México. Conhecida por sua presença global, a empresa reconheceu o potencial do trigo duro em outros mercados alimentícios. Mas a Cargill encontrou dificuldades em desenvolver um relacionamento com a comunidade fechada. Ben Smith, o gerente de grãos da empresa no noroeste do México, explica que “Essa é uma cultura profundamente enraizada em costumes e tradições. Foi difícil convencer os agricultores a fazer negócios com uma grande empresa norte-americana que pretendia se estabelecer”.

Para conquistar a confiança dos agricultores de trigo duro, a Cargill iniciou uma parceria com a Asociación de Organismos de Agrícultores del Sur de Sonora (AOASS), um grupo de sete cooperativas comandadas por agricultores. A AOASS aceitou fechar uma transação de experiência envolvendo 120 mil toneladas de trigo duro, para testar se a Cargill era o parceiro ideal.

Após comercializar e vender o trigo, a Cargill ofereceu uma visão completa e transparente da transação: como a empresa gerenciou os riscos, as táticas de comercialização e transporte adotadas, assim como as margens de lucro da Cargill. Essa honestidade conquistou o respeito da AOASS e as duas entidades formaram uma parceria permanente. Era essa a colaboração que levaria o trigo duro aos mercados do mundo todo, tirando o peso da exportação das costas dos agricultores e, simultaneamente, aumentando seus faturamentos individuais.

Há mais de dez anos, a Cargill ajuda os agricultores mexicanos de trigo duro a exportar 500 mil toneladas do produto por ano, aumentando a lucratividade em mais de US$ 3 milhões a cada ano. Elogiada pelo governo mexicano, a parceria é atualmente um modelo a ser seguido pelos demais agricultores do país, exemplificando como parcerias mutuamente benéficas e o uso estratégico do mercado aberto podem render grandes recompensas, assim como nutrir pessoas no mundo todo.