skip to main content

A inovação gera um óleo de cozinha melhor no Brasil

O desenvolvimento do óleo de soja Liza® cria uma melhor experiência culinária doméstica para os consumidores.

January 01, 2015

De empanados a moquecas, a maioria dos pratos no Brasil usa o óleo de soja como um ingrediente básico. Uma característica comum das marcas de óleo de soja nas prateleiras dos mercados no Brasil é um baixo ponto de queima, o que significa que eles soltam menos fumaça indesejada que afeta o sabor da comida. A Cargill não esteve diretamente envolvida no mercado consumidor da América Latina antes de 1970, mas a empresa fez sua entrada em 1971, concentrando-se em oportunidades no mercado consumidor de óleo de soja. Em uma primeira iniciativa, a Cargill criou um novo óleo de soja no Brasil que possuía um ponto de queima mais alto, consequentemente, menos fumaça e um sabor mais puro.

As primeiras latas de óleo de soja Liza® chegam às prateleiras em 1975. A Cargill abriu uma segunda fábrica de processamento de óleo na cidade de Mairinque no ano seguinte, dobrando a capacidade de produção da empresa. O local serviria como o novo lar do óleo de soja Liza.

“Este é um exemplo de como a Cargill agrega valor. Óleos especiais custam o dobro do preço com metade do volume do óleo de soja comum”.
— Herbert Schmell, proprietário de loja

Em 1980, o óleo de soja Liza se tornou um líder de mercado. Quando o maior jornal do Brasil fez uma matéria sobre os melhores produtos para consumo, os produtos Liza venceram na categoria de óleo de cozinha. Para ajudar os clientes a entenderem que a Cargill era o produtor por trás da marca de óleo de soja, a Liza adicionou o logotipo da Cargill em sua embalagem em 1993.

Mais de uma década depois, o Walmart ajudou a Cargill a refinar ainda mais a embalagem do produto Liza, desafiando a empresa a aumentar seus esforços de sustentabilidade. Lançadas em 2010, as novas garrafas de óleo transparentes com baixo consumo de energia usavam 10% menos plástico do que as garrafas anteriores.

Embora o óleo de soja Liza seja considerado um produto premium, custando entre 10% a 40% mais do que as marcas concorrentes, ele continua a reinar como o principal óleo de cozinha do Brasil. Hoje em dia, quatro fábricas da Cargill fabricam produtos Liza, e a família da marca cresceu a ponto de incluir óleos de milho, canola, girassol e enriquecidos com vitamina. Considerada “a marca de óleo mais confiável do Brasil” pela Revista Seleções do Brasil por quatro anos seguidos, a marca inovadora continua a fornecer os melhores produtos para os consumidores brasileiros.