skip to main content

Criando oportunidades através da educação

Para garantir que seus funcionários da América Central obtenham educação secundária, a Cargill lançou um programa de aprimoramento inovador.

January 01, 2015

Para manter a segurança nas fábricas, os funcionários devem saber ler as instruções e os avisos. Pouco tempo depois de expandir suas operações de produção de carnes na América Central em 2011, a Cargill descobriu que um número significativo de seus funcionários na Costa Rica eram analfabetos e muitos não haviam completado o ensino fundamental.

Para suprir esse déficit, em 2013 a Cargill da Costa Rica começou a oferecer aos empregados a oportunidade de obter educação básica, inclusive nas áreas de leitura e escrita, assim como a opção de concluir o ensino médio. O programa foi oferecido em parceria com o Instituto National de Aprendizaje (INA), uma organização governamental que tem o objetivo de prover aos cidadãos acesso à educação. Uma parte dos impostos sobre folha de pagamento pagos pela Cargill na Costa Rica é canalizada diretamente para o INA, financiando o desenvolvimento do novo programa, que é muito similar ao esforço educativo voltado para os funcionários, adotado pela Cargill em Honduras. Elaborado para ser conveniente e de fácil acesso, os professores vão às instalações da Cargill para ensinar cursos de leitura, escrita, espanhol, inglês, comunicações, gerenciamento, informática e outras matérias técnicas.

O objetivo do programa é dar aos funcionários da Cargill a oportunidade de concluir, no mínimo, um currículo educacional equivalente ao padrão da sexta série, com a opção de obter um diploma de ensino médio. Se os funcionários optarem por uma educação além do ensino médio, eles podem participar de cursos de nível superior em outras instalações do INA.

Os funcionários inscritos no programa participam das aulas depois do fim do turno na fábrica da Cargill. Oferecer os cursos no local de trabalho é conveniente para os funcionários que podem ter dificuldades para chegar a uma escola. As instalações da Cargill também são limpas, confortáveis e familiares.

“O programa é bom para todos”, disse Karen Lopez, gerente de recursos humanos da filial produtora de carnes da Cargill na Costa Rica e responsável pela supervisão do programa educacional no país. “O funcionário obtém educação e fica mais preparado para procurar novas oportunidades dentro da empresa, e a empresa ganha uma força de trabalho mais bem treinada e capaz de receber informações importantes eficientemente.”

O Centro Mexicano para a Filantropia reconheceu a abordagem única e inovadora da Cargill para garantir que seus funcionários na América Central tenham acesso a uma ampla gama de oportunidades de aprendizado. Outras empresas entraram em contato com a Cargill para aprender como implementar um programa similar em suas instalações.

Até hoje, mais de 85 funcionários se inscreveram no programa na Costa Rica, e quatro deles participaram de cursos de nível primário. “Alguns de nossos funcionários nos falam (que eles) estão muito felizes com as aulas na Cargill", disse Lopez. “Agora eles podem ajudar os filhos com o dever de casa.”