skip to main content

Um plano de empoderamento na Índia

Junto com a CARE, a Cargill se esforça por quebrar o ciclo de pobreza extrema na região de Kutch na Índia. 

January 01, 2015

Rodeada pelo Mar da Arábia e pelo Golfo de Kutch, o distrito de Kutch (Kachchh), na Índia, é uma região vulnerável a inundações e terremotos. Embora 30% de sua população seja urbana, vivendo em cidades muito danificadas pelos abalos recentes, a maioria dos habitantes reside em áreas rurais, sendo 40% considerados desnutridos e 25% vivendo em condições de extrema pobreza.

Para melhorar as condições do distrito, a Cargill adotou uma abordagem de longo prazo, buscando soluções para problemas complexos como sustentabilidade financeira e segurança de alimentos. Doando praticamente US$ 3 milhões como o único financiador de um projeto de cinco anos com a organização não lucrativa CARE, a Cargill ajudou a lançar o K-LEAP (Kutch Livelihood Education Advancement Project - Projeto de Iniciativa de Educação de Sustento de Kutch) em 2008, um programa com enfoque em três iniciativas: apoio aos agricultores, empoderamento das mulheres e educação infantil.

Através do K-LEAP, os agricultores têm acesso a centros de serviço agrícola e locais de coleta de leite, gerando um pico de 50% na produtividade agrícola e um aumento de 182% nos salários dos produtores de leite.

“As mulheres introduzem mudanças na família. Quando você ajuda as mulheres, elas repercutem isso em [suas] famílias”.
— Veena Padina, diretor do programa no estado de Gujarat, CARE

Para criar oportunidades para as mulheres, o K-LEAP apoia 400 grupos de autoajuda que contam com 5.000 membros. Por meio de treinamento financeiro e comercial, esses grupos ajudaram mais de 1.600 mulheres a gerar suas próprias rendas.

Com educação limitada para os meninos (e geralmente inexistente para as meninas), o K-LEAP se empenha em melhorar a qualidade e criar igualdade nas escolas. O programa financia novos livros escolares, suporte técnico e treinamento para mais de 3.000 professores.

Hoje em dia, o K-LEAP cumpre suas metas, atingindo positivamente mais de 9.000 lares em mais de 225 vilas de Kutch. Mais de 70.000 meninos e meninas estão frequentando a escola regularmente, aprendendo habilidades que os permitirão romper um dia o ciclo da pobreza em suas próprias vidas.