skip to main content

A evolução de uma comunidade na Indonésia

A Plantação da Hindoli da Cargill, na Sumatra do Sul, faz mais do que cultivar azeite de dendê (óleo de palma) sustentável, ela beneficia os fazendeiros e suas famílias.

January 01, 2015

Quando a Cargill adquiriu a Hindoli em 1996, muitos dos 8.500 fazendeiros de pequeno porte da plantação questionaram as intenções da empresa. Para eles, os grandes negócios estavam apenas interessados em obter lucro, mostrando-se pouco preocupados com os cidadãos locais.

Mas a abordagem da Cargill era diferente: por acreditar que comunidades fortes resultam no sólido crescimento dos negócios, a empresa voltou-se para os fazendeiros e as suas famílias. “Ajudamos a comunidade a aproveitar as oportunidades econômicas e oferecer uma vida melhor para suas famílias”, informou Anthony Yeow, Presidente Diretor da Hindoli. Mais que uma plantação de azeite de dendê (óleo de palma) sustentável, a Hindoli seria uma comunidade holística, com políticas trabalhistas líderes do setor, focadas na diversidade e na inclusão, programas de saúde abrangentes e instalações completas que atendessem às necessidades das famílias indonésias.

A Cargill estabeleceu uma divisão de desenvolvimento de fazendeiros em tempo integral para fornecer treinamentos que variam desde práticas agrícolas sustentáveis a gestão de negócios. Em 2010, os fazendeiros da Hindoli se tornaram os primeiros a obter a certificação sob os princípios e critérios para agricultores de pequeno porte da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil, Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável), ajudando-lhes a ganhar salários anuais três vezes maiores que os da média nacional.

À medida que a plantação evoluiu, a comunidade também evoluiu. A Cargill construiu escolas, estradas e hospitais, melhorando a infraestrutura local. O impacto foi aparente na cidade vizinha Sungai Lilin, onde surgiram novas casas, restaurantes e hotéis. Com o acesso recém-descoberto à Internet, computadores e smartphones, os membros da comunidade puderam se relacionar com o mundo e entre si como nunca antes.

A Hindoli foi o primeiro grande investimento da Cargill no azeite de dendê (óleo de palma) indonésio. Hoje, ela se destaca como modelo de conservação ambiental, capacitação de fazendeiros de pequeno porte e suporte à comunidade.