skip to main content

High River desenvolve a produção sustentável de carnes

Uma nova fábrica de carne bovina da Cargill no Canadá encontra o sucesso nas práticas de processamento ecológicas. 

January 01, 2015

Ao sul de Calgary, em Alberta, no Canadá, há uma cidade cortada pelo rio Highwood, de onde vem o seu nome. High River é famosa no Canadá e no mundo todo por sua fábrica de processamento de carne bovina, operada pela Cargill. É uma das instalações mais sustentáveis do tipo, com um sistema que transforma os resíduos do processamento em energia renovável. A fábrica também emprega milhares de pessoas, fazendo de High River uma instalação multicultural, com representantes de quase 80 nacionalidades diferentes.

Quando a Cargill entrou no Canadá em 1928, suas operações concentravam-se na produção de grãos. Nos anos de 1980, os líderes da empresa já exploravam ativamente oportunidades para atender clientes compradores de carne bovina embalada e expandir para novos mercados. Isso inspirou a visão de como deveria ser a primeira fábrica de processamento de carnes da Cargill no Canadá, que até hoje é o maior investimento da empresa no país. Ao longo dos anos, a Cargill investiu mais de US$ 200 milhões nessa instalação, demonstrando o compromisso da empresa com o mercado, a comunidade e a sustentabilidade.

Durante a construção da instalação de mais de 16.000 m², um pequeno grupo de pessoas da Excel Corporation, da Cargill Limited e outras empresas empacotadoras canadenses se uniram para formar a Equipe Canadá. Eles viajaram pelos Estados Unidos e trabalharam em diversas instalações de processamento de carnes, pesquisando e desenvolvendo procedimentos sustentáveis para a fábrica de High River.

A fábrica foi inaugurada em 1989, inicialmente contando com 1.400 funcionários trabalhando em um único turno para processar 1.200 cabeças de gado por dia. Ao longo dos anos, a instalação cresceu, passando a empregar mais de 2.000 pessoas trabalhando em dois turnos e processando 4.500 cabeças de gado por dia. Em pouco tempo, a fábrica se tornou a maior instalação de processamento de carne bovina do país.

A Cargill formou uma parceria com a Ducks Unlimited Canada para desenvolver programas de preservação que criam um ambiente mais saudável para as aves aquáticas e simultaneamente aprimoram as operações da Cargill. O programa integrado de tratamento de resíduos dos parceiros tratou as águas residuais da instalação de High River e as enviou para o Lago Frank, transformando a área em um habitat importante para a vida selvagem local. Décadas depois, em 2011, a High River fez um grande esforço para reduzir sua pegada ecológica. A Cargill instalou um sistema de conversão de resíduos em combustível para converter resíduos orgânicos em eletricidade e vapor. O gás metano era capturado em lagoas de resíduos cobertas e, depois, queimado de modo seguro como combustível, em vez de ser lançado na atmosfera. A fábrica da Cargill em High River também recebeu o certificado ISO 14001, provando a sua preocupação com a preservação do meio ambiente.

High River celebrou recentemente seu 25º aniversário, somando US$ 2 bilhões em compras anuais de gado e produzindo um terço da carne bovina processada do país. A fábrica de High River colaborou para o forte crescimento da Cargill e continua a ser um modelo global de sustentabilidade no processamento de carne bovina. Aproximadamente 50% da energia da instalação vem de fontes renováveis, abastecendo a produção de produtos de carne bovina que são fornecidos para uma ampla variedade de clientes no varejo e no setor de serviços alimentares, atendendo a mercados internacionais e doméstico.