skip to main content

Encarando riscos para servir melhor aos clientes

Durante a expansão dos negócios de óleo de coco da Cargill, um corajoso funcionário provou a sua dedicação para manter um fornecimento confiável de produtos para os clientes

January 01, 2015

Nos meados da década de 1950, a Cargill procurava novos mercados para expandir seus negócios na prensagem de copra. A copra é a polpa seca do coco, usada para extrair óleo de coco e como ingrediente de sabões, remédios, cosméticos e ração animal. Como a copra não era obtida nos Estados Unidos, e sim em outros países, a empresa contratou um engenhoso imigrante alemão, Jack Hessler, para ajudá-la. Hessler não era alheio a situações arriscadas. Antes de se juntar à Cargill, ele lutou na Segunda Guerra Mundial e, durante a Guerra da Coreia, integrou por três anos a inteligência militar dos Estados Unidos. No papel de novo empregado, Hessler estava preparado para enfrentar a maioria dos desafios.

E um grande desafio apareceu em 1958, durante uma viagem à Indonésia para obtenção da copra. Hessler deveria chegar à cidade portuária de Bitung, encontrar um barco fornecido pela Cargill, o M/S Blumenau, pegar a carga de copra e transportá-la para os Estados Unidos. Mas uma revolução eclodiu na Indonésia e interrompeu o transporte do carregamento. O líder do golpe mandou chamar Hessler e exigiu que a receita obtida com a venda da copra fosse usada para financiar a rebelião. “Não fiquei preocupado com a minha segurança, em especial”, lembrou-se Hessler. “O que me preocupava eram a copra de Bitung e o M/S Blumenau, que estava navegando em direção a Celebes Setentrional (na Indonésia)”. Hessler escapou da Indonésia ao convencer os rebeldes de que ele retornaria com o dinheiro. Ele avisou o M/S Blumenau e salvou o carregamento de copra.

Depois de escapar com êxito, Hessler foi convidado à sede da Cargill em Minneapolis, Minnesota, onde o presidente do conselho de diretores, John MacMillan, Jr., e o presidente da Cargill, John MacMillan, Sr., o esperavam para agradecê-lo por despistar os rebeldes e salvar o carregamento. E como demonstração adicional de seu agradecimento, os líderes o presentearam com um raro cheque de bônus. A história de Hessler é um reflexo do legado da Cargill de ir além para garantir que os clientes recebam os produtos que precisam.

Hessler in Indonesia InPage
Quando os rebeldes tomaram posse da Indonésia, a principal preocupação do comprador de copra da Cargill, Jack Hessler, era entregar o produto em segurança nos Estados Unidos.