skip to main content

O primeiro óleo de colza sustentável do mundo

Comprometida com a promoção da biodiversidade no interior da Alemanha, a Cargill ajuda um cliente internacional a bater suas metas de produção sustentável.

January 01, 2015

Os insetos polinizadores são extremamente importantes para o meio ambiente e para os alimentos que crescem em um determinado ecossistema. Na verdade, as abelhas e outros polinizadores são responsáveis por uma a cada três colheradas de comida ingeridas pelos consumidores. A polinização deficiente afeta toda a cadeia alimentar, elevando os preços e ameaçando o fornecimento regular de culturas como maçãs, nozes, grãos, abacate, soja e brócolis. Nos últimos anos, a população das abelhas do mundo tem diminuído, trazendo à tona questões complicadas sobre biodiversidade, escassez de culturas e o futuro dos alimentos.

Na Alemanha, a diminuição da população de abelhas reduziu os índices de polinização nas terras cultiváveis do país. Em 2012, a Cargill interviu para ajudar a combater o problema, financiando a plantação de 27 hectares de faixas de flores; uma medida de conservação que sustentou as populações de insetos antes e depois das culturas florescerem. Os fazendeiros alemães plantaram faixas de flores selvagens entre os campos de colza (também conhecida como canola) para fornecer alimento para os insetos, que ajudaram a manter a polinização durante todo o ano.

Em alguns meses, todo o território experimentou mudanças positivas: novos habitats atraíram abelhas para a região, que, por sua vez, polinizaram as lavouras vizinhas. Os agricultores previram que a nova atividade também ajudaria a aumentar o índice de polinização de outras lavouras vizinhas. A ideia estava funcionando, mas esse era só o começo da história. Depois que as novas flores de colza foram plantadas, a Cargill pediu ao seu fornecedor para descobrir métodos mais ecológicos de cultivá-la.

O pedido fazia parte de uma iniciativa entre a Cargill e a Unilever, fabricante mundial de produtos de higiene pessoal e alimentos, como a margarina, para ajudá-la a reduzir sua pegada ambiental. Em colaboração com a Unilever, a Cargill foi, mais uma vez, pioneira, produzindo o primeiro óleo de colza sustentável verificado do mundo.

As refinarias da Cargill na Alemanha agora fornecem o óleo para a fábrica de margarina da Unilever em Pratau, ajudando o fabricante a alcançar suas metas de sustentabilidade. Hoje, as flores de colza que florescem nos campos alemães servem a um segundo objetivo: oferecer ao país uma alternativa de produzir o principal ingrediente da margarina de forma sustentável e em grande escala.

O trabalho da Cargill com a colza na Alemanha tornou-se um modelo para o engajamento dos agricultores com a causa da biodiversidade. Desde então, essa colaboração se multiplicou em oito equipes de cultura espalhadas pelo mundo, que já plantaram quase 70 hectares de faixas de flores. Uma iniciativa que está ajudando a Unilever a alcançar sua meta de fabricar mais produtos de maneira mais sustentável até 2020.