skip to main content

Em busca de estabilidade durante a Grande Depressão

Depois que o preço das colheitas cai em mais de 60% no início dos anos 1930, a Cargill oferece aos proprietários de elevadores de grãos uma forma criativa de suportar os tempos difíceis.

January 01, 2015

Os americanos da zona rural foram fortemente atingidos durante a Grande Depressão no país, uma recessão econômica abrangente e prolongada que começou com a queda da bolsa de valores em 1929. Por vários anos, a Cargill financiou sua rede de elevadores de grãos independentes.

Porém, em 1933, uma moratória reduziu o crédito de tal forma que a Cargill se viu diante de seu próprio colapso financeiro. Os preços das colheitas haviam caído em mais de 60% e muitos desses proprietários de elevadores independentes estavam se aproximando rapidamente da falência.

John MacMillan Jr., que naquele momento era o gerente geral da empresa, percebeu que os elevadores de grãos em questão poderiam ser comprados por “preços espantosamente baixos”. Outros, entretanto, sentiam que fechar negócios com os elevadores por um preço tão baixo poderia afetar a reputação da Cargill na comunidade rural, principalmente após décadas de laços estreitos com agricultores e fornecedores. Austen Cargill, o filho mais novo do fundador W. W. Cargill, compreendeu a importância da comunidade para a Cargill, e ajudou John Jr. a elaborar uma solução que possibilitasse às pessoas manter seus negócios.

A empresa apresentou um plano de anistia cujo objetivo era ajudar os operadores a se manterem de pé e, consequentemente, sustentarem suas operações. Os proprietários venderiam todo seu estoque à Cargill e a receita seria aplicada para abater as dívidas deles. Após o reembolso integral, eles recuperariam a posse de suas propriedades.

Foi um raio de esperança em tempos obscuros. Praticamente todos os proprietários abordados (79 no total) aceitaram a oferta, e os elevadores foram renomeados como “elevadores da comunidade”. Durante o período econômico turbulento, a visão de longo prazo da empresa ofereceu maior estabilidade e criou relações de fidelidade duradouras entre a Cargill e a comunidade agrícola.