skip to main content

O armazém que deu início a tudo

Em 1865, o fundador da Cargill começou seu negócio com a compra de um único armazém de grãos. Seu palpite sobre os grãos estava certo. Havia apenas um caminho: o sucesso.

January 01, 2015

A Guerra Civil Americana tinha acabado e as ferrovias estavam se expandindo pelas pradarias recém-habitadas para conectar o Vale do Mississippi à costa do Pacífico. Ansioso por entrar na nova fronteira comercial, William Wallace (W. W.) Cargill deixou a casa da família em Janesville, em Wisconsin, e mudou-se para Conover, em Iowa.

First Grain Warehouse Inpage WWCargill
Desde muito jovem, W. W. Cargill demonstrou ter um forte espírito empreendedor ao procurar oportunidades no setor de grãos nas planícies dos Estados Unidos.

Até o outono de 1864, Conover não era nada além de uma vasta pastagem para gado. Mas, com a notícia de que uma ferrovia passaria pela área, rapidamente surgiu uma vila na terra agrícola. Um ano depois, Conover era uma cidade em expansão, com mais de 200 edificações, mercados de produtos frescos e uns 32 salões.

W. W. tornou-se proprietário de um único armazém de grãos no fim da ferrovia McGregor & Western Railroad, onde coletava e armazenava grãos para venda. Dois anos depois, seus irmãos se juntaram a ele, construindo o segundo armazém e madeireira na cidade próxima, Lime Springs, em Iowa.

O crescimento marcou o início das medidas estratégicas da família Cargill no novo território. Em 1875, foi estabelecida uma sede em La Crosse, uma cidade em Wisconsin às margens do Rio Mississippi. A localização possibilitou o contato de W. W. com mais fazendeiros, estimulando novos relacionamentos com fornecedores que usavam tanto a ferrovia como o rio para transporte. Este era o início da meta da empresa de alimentar pessoas em regiões próximas e distantes.