skip to main content

Uso de óleo para solucionar desnutrição na Índia 

Com quase 25% da população desnutrida do mundo concentrados em um único país, a introdução de um óleo de cozinha rico em vitaminas cria um impacto positivo. 

January 01, 2015

Apesar de ser uma produtora autossuficiente de alimentos, a Índia abriga um terço da população mundial assolada pela fome; além disso, cerca de 40% das crianças do país são malnutridas. A predominância de crianças abaixo do peso é uma das maiores do mundo, totalizando quase um terço do grupo mundial de jovens com crescimento atrofiado.

Porém, ao mesmo tempo, a Índia tem demonstrado um desenvolvimento econômico sem precedentes, com rendas superiores que estimularam a rápida ascensão da classe média. Essa nova base de consumidores tem não só um poder aquisitivo maior, mas também um grau mais elevado de consciência de saúde.

Após 27 anos, a Cargill India obteve um entendimento forte e instintivo do mercado indiano em evolução. O negócio começou com alguns funcionários trabalhando em casa, e expandiu-se na rede atual de mais de 2.000 funcionários.

Sabendo que o óleo de cozinha é um elemento básico em mais de 99% dos lares indianos, independentemente da renda (o consumo anual per capita é de 15.4 litros ou 14 quilos), a Cargill empenhou-se em incluir vitaminas essenciais no produto como solução para a desnutrição. Pesquisas demonstraram que os óleos fortificados eram mais econômicos que os comprimidos: além de serem mais fáceis de distribuir a grandes populações, os óleos também se integram mais naturalmente ao estilo de vida diário dos consumidores.

Em 2008, a empresa direcionou seus esforços para fortificar não apenas uma, mas três, das principais marcas de óleo comestível: Nature Fresh™ e Gemini®. Como preço e valor são parâmetros importantes para os consumidores indianos, a equipe optou por absorver os custos da fortificação, e com isso conseguiu fornecer os produtos novos e aprimorados a uma população maior.

Além de criar uma nova vantagem competitiva para a Cargill no mercado indiano, o projeto ajudou a fornecer vitaminas essenciais (A e D) a mais de 30 milhões de pessoas em todo o país e a combater a desnutrição. O esforço é apenas um elemento do Nourishing India, uma iniciativa com várias vertentes e em grande escala para solucionar o problema da segurança alimentar no país, enfrentando especificamente os problemas da deficiência, distribuição e entrega de micronutrientes.

Atualmente, a Cargill fortifica todas as suas marcas de óleo para consumidores na Índia com vitaminas essenciais: vitamina A para melhorar a visão e vitamina D para ajudar na absorção de cálcio para fortalecer os ossos.

Com o tempo, a inovação motivou as marcas concorrentes a também fortificar seus produtos de óleo, uma mudança no mercado bem aceita pela Cargill. Sabendo que isso ajudará mais indianos a se recuperarem da deficiência vitamínica crônica, o presidente da Cargill India, Siraj Chaudhry, disse: “É uma margem competitiva que ficamos felizes de perder”.