skip to main content

Criando clareza em um ambiente complexo 

O Grupo de Compensação e Execução de Derivativos (DECG) ajuda a Cargill a otimizar sua abordagem no mercado de futuros, beneficiando uma ampla gama de parceiros. 

January 01, 2015

Desde o advento da negociação informatizada, que substituiu as negociações por telefone no início dos anos 2000, ao surgimento das recentes regularizações resultantes da crise financeira de 2008, a necessidade de adaptação às mudanças tem sido uma constante no setor de futuros. O mercado de futuros é uma das principais bolsas financeiras, onde são negociados contratos padrão para a compra de quantidades específicas de uma commodity ou um instrumento financeiro, por um preço específico e com entrega definida em data futura.

Como uma compradora, processadora e vendedora de commodities no mundo todo, a Cargill há muito já gerenciava seus riscos de commodities em mercados de futuros globais. Porém, em 2006, como resposta às crescentes exigências e rapidez do ambiente comercial, a Cargill decidiu repensar sua abordagem na negociação de futuros. Antes disso, 40 empresas da Cargill conduziam as transações nos mercados de futuros independentemente com instituições financeiras internas e externas. Isso resultava em duplicações, taxas de corretores redundantes, taxas de câmbios e ineficiências financeiras. Muitas empresas, além de pagar taxas mais elevadas que outras, também estavam enfrentando grandes problemas operacionais.

Para melhorar a abordagem geral da Cargill no mercado de futuros, a empresa criou o Grupo de Compensação e Execução de Derivativos (DECG), uma entidade única que consolidou as transações da Cargill com as instituições financeiras, aproveitando-se do tamanho da Cargill. As instituições financeiras responderam positivamente, oferecendo taxas e soluções financeiras melhores e tarifas padronizadas, que ajudaram a Cargill a alinhar estrategicamente sua infraestrutura, operações e documentos. Atualmente, a Cargill atribui a economia de centenas de milhões de dólares à abordagem de “uma plataforma de futuros”.

A economia gerada pela abordagem otimizada e simplificada também beneficiou os parceiros comerciais da Cargill por toda extensão das redes de fornecimento. Seja representando produtores de commodities no pregão ou proporcionando uma única via de negociação com instituições financeiras, o Grupo de Compensação e Execução de Derivativos (DECG) permite que a Cargill mantenha sua eficácia geral como parceira de negócios.