skip to main content

Restaurando a vida selvagem ao longo do rio Danúbio

Quando a Hungria precisa de ajuda para reintroduzir plantas e animais nativos na Ilha Szabadság, a Cargill se junta ao Fundo Mundial para a Natureza.

January 01, 2015

As planícies aluviais do rio húngaro abrigam inúmeras espécies de vida selvagem nativa, além de atividades populares ao ar livre. Entretanto, no último século, o país viu 94% dessa terra desaparecer. Em um esforço voltado para a conservação, a Cargill se uniu ao Fundo Mundial para a Natureza (WWF) para restaurar uma dessas áreas importantes, a ilha de Szabadság.

Também conhecida como a Ilha da Liberdade, Szabadság é uma das maiores ilhas do rio Danúbio e está localizada a uma curta distância de um dos portos fluviais de transporte de grãos e sementes oleaginosas na Hungria, que pode ser percorrida de balsa. Os problemas da ilha começaram em 1982, quando uma barragem formada por pedras interrompeu o fluxo de água e fez com que o leito do rio se enchesse de lodo, introduzindo lentamente plantas não endógenas na vegetação natural. Sentindo-se responsável por um rio essencial para suas operações locais, a Cargill aceitou o desafio quando viu uma oportunidade de ajudar.

Em 2011, a empresa doou US$ 56.500 para remover o lodo, realocar dutos de água, abrir a barragem, reduzir as plantas externas e reintroduzir florestas naturais. Os funcionários da Cargill doaram seu tempo à causa, deslocando-se de todos os cantos do país para remover lixo e plantas desconhecidas..

“Temos um senso de responsabilidade para garantir a saúde e a vitalidade [do Danúbio]”. 
— Szabolcs Makai, líder nacional,
Cargill Grain and Oilseed Supply Chain na Europa

Como resultado desses esforços, grande parte da Ilha de Szabadság foi restaurada. As florestas endógenas estão retornando, e animais como o pássaro milhafre-preto, o castor europeu e os peixes que preferem água corrente estão reaparecendo. Além disso, a Cargill e o WWF atualizaram o sistema de administração hídrica do local para melhorar a qualidade da água para mais de 20 milhões de pessoas que dependem disso para obter água limpa, potável e segura.