skip to main content

Aposta na moagem de milho 

Impulsionada por seu espírito de inovação e exploração, a Cargill passa de novata no setor de milho a fornecedor preferencial. 

January 01, 2015

Em maio de 1967, a Cargill News publicou uma breve notícia intitulada Locação de nova usina para óleo. A manchete se referia a um plano de grande transformação no setor de óleo da Cargill: a moagem de milho.

Aquele era o momento certo. O setor de óleo de milho estava em declínio, e os preços do milho estavam excepcionalmente baixos. Localizado em Cedar Rapids, em Iowa, o novo depósito incluía equipamentos de ponta, capazes de processar 14.000 alqueires de milho por dia. Mas os equipamentos implicaram uma curva de aprendizagem: a moagem úmida do milho era totalmente diferente da que se fazia com grãos de soja. Ela requeria um nível mais alto de engenharia e estrita adequação às especificações do produto.

“Quando olho para trás, acho que o mais impressionante nos dois primeiros anos foi como sabíamos tão pouco.” 
— Bob Hovden, Vice-presidente e Diretor Técnico, Moagem de milho da Cargill

Embora a moagem de milho não fosse fácil de aprender, ela oferecia uma gama valiosa de possibilidades de produtos, desde amidos a xaropes, de papeis a têxteis. Com uma equipe disposta e altamente motivada, a usina superou rapidamente as expectativas e processou 3,8 milhões de alqueires de milho em apenas nove meses. Em 1973, a usina estava processando até 40.000 alqueires por dia. Os números eram suficientes para convencer a liderança da Cargill de que a moagem de milho merecia uma divisão de negócio.

Menos de uma década depois, houve um marco decisivo, quando a Coca-Cola Company mudou de rumo e anunciou seus planos de começar a usar o xarope rico em frutose em sua bebida principal. Isso significou uma grande expansão do setor de moagem de milho como um todo e um crescimento significativo para a Cargill quando ela se tornou um grande fornecedor em 1980. 

“O fato de a Coca-Cola ter aceitado o xarope de milho rico em frutose para a Coke® é provavelmente o acontecimento mais significativo na curta história do setor.” 
— Gerald M. Mitchell, Presidente, Moagem de milho da Cargill

Duas décadas depois, a produção na usina de Cedar Rapids tinha aumentado em 550%. Hoje, com uma rede de usinas de moagem de milho de alta produção no mundo inteiro, a Cargill se tornou uma especialista reconhecida em moagem de milho, capaz de atender à demanda dos clientes por ingredientes e produtos de alto nível e valor agregado.