skip to main content

A natureza e a tecnologia se unem na era da computação

Na busca por revolucionar as fórmulas das rações, James R. Cargill preparou o caminho para o futuro da empresa.

January 01, 2015

O Processador de dados magnético IBM 650® veio preparado para mudar os negócios para sempre. Mas o computador revolucionário, apresentado pela primeira vez em 1953, não era uma necessidade imprescindível para empresas como a Cargill. Muitos executivos ficaram fascinados pelos recursos do computador, achando que ele seria um bom investimento para a contabilidade, mas não acreditavam que ele pudesse melhorar outras áreas dos negócios.

E, ainda assim, em 1957, a Cargill deu um passo pioneiro e instalou o primeiro computador digital eletrônico. Este foi um dos primeiros sistemas comerciais a ser implantado por uma empresa agrícola dos EUA. Como outras grandes empresas, a Cargill viu vantagens claras em aplicar o “cérebro eletrônico” a dados contábeis, financeiros e operacionais gerais.

Mas um membro da equipe da Cargill se sentiu inspirado pelo IBM 650 por motivos diferentes. Na época, James R. Cargill (conhecido como “Jim”) estava trabalhando na divisão de ração da empresa. Ao observar diferenças significativas de preços nas fábricas de ração da empresa no país, ele tomou a iniciativa de usar o computador como um dispositivo para análise (e racionalização) de alguns problemas de preço da Cargill.

O cálculo de ração era um elemento vital nas operações da Cargill, e muitos acreditavam que mudar esse componente seria muito arriscado. Mas, convencido do potencial do computador, Jim trabalhou sem descanso para explorar e promover seu potencial para além da contabilidade tradicional.

O IBM 650 finalmente foi posto à prova quando o Grupo de rações Nutrena da Cargill pediu a Jim para fazer uma experiência com um dos produtos mais desafiadores do grupo: o Chick Starter (ração para pintinhos). Cargill queria, antes de tudo, determinar as necessidades alimentares para que um frango atingisse crescimento ideal e saúde durante seu ciclo de vida. Depois, com base nessas descobertas, calcular a fórmula de ração exata com o menor custo possível.

Para saber a resposta, Jim e seus colegas colocaram o computador para trabalhar. Em 1957, o IBM 650 analisou mais de 4 milhões de resultados possíveis e formulou precisamente um produto revolucionário: a Mistura à base de ovos da Nutrena, que ajudou os fazendeiros a criar frangos mais saudáveis, maiores e mais produtivos por um custo menor. Esta foi a primeira fórmula totalmente calculada por computador, um divisor de águas do setor que deu uma vantagem de preço aos clientes e uma vantagem competitiva à Cargill.

Logo depois, a Pfizer Corporation lançou um novo aditivo desenvolvido para reduzir os custos da ração para frangos. Para criar a receita de custo mais baixo com o ingrediente, a Pfizer promoveu uma competição nacional. Com a capacidade do IBM 650, a Cargill se inscreveu e usou os cálculos do computador como ponto de partida. A Cargill não somente venceu, como a equipe se destacou, ficando em primeiro, segundo e terceiro lugares..

Com o prêmio da Pfizer e o sucesso da Nutrena, Jim motivou outras divisões a pôr o IBM 650 à prova, trazendo novos níveis de sofisticação e progresso para todas as áreas da empresa. Pouco tempo depois, a divisão de grãos utilizou o computador para maximizar o gerenciamento de grãos, descobrindo que era possível adicionar um por cento por alqueire às margens do elevador de terminal, obtendo um ganho líquido de, pelo menos, US$ 2 por tonelada.

Com o uso de dados precisos e análise inteligente, a empresa conseguiu gerar soluções econômicas de forma rápida e consistente. Graças à persistência de Jim, a Cargill passou a usar a nova tecnologia em toda a organização, desenvolvendo novas oportunidades para seus funcionários, fazendeiros e clientes.