skip to main content

Um compromisso com o cacau sustentável na África 

Para atender à crescente demanda e às expectativas do consumidor por cacau, os pequenos agricultores estão aprendendo a melhorar a qualidade das safras. E consequentemente de seus rendimentos. 

January 15, 2015

Há quinze anos, o futuro de muitos plantadores de cacau africanos parecia incerto. Eles tinham problemas com safras envelhecidas e acesso limitado ao treinamento e financiamento necessários para administrar suas propriedades.

No meio dessa dificuldade, o apetite do mundo por cacau só cresceu, aumentando regularmente a uma taxa de 2 a 3% todos os anos. Além da demanda crescente, o consumidor deseja encontrar cacau de fonte sustentável. Esse é um fator que tem pressionado os fabricantes a serem transparentes sobre como seus produtos são produzidos.

“Nossa meta é estimular o avanço em direção a uma cadeia de suprimento que seja transparente, que possibilite aos agricultores aumentar sua renda e padrão de vida, e com um fornecimento sustentável de cacau e produtos de chocolate”.
— Jos de Loor, Presidente, Cargill Cocoa & Chocolate

Em resposta a essas dificuldades, a Cargill assumiu um compromisso formal de ajudar os pequenos agricultores de cacau em Gana, Camarões, Indonésia, Brasil e Costa do Marfim. Com base em anos de experiência trabalhando com escolas de agricultura no campo e comunidades agrícolas nesses países, a empresa apresentou oficialmente o programa Cargill Cocoa Promise em 2012. O objetivo do compromisso era melhorar as condições de vida dos agricultores, suas famílias e suas comunidades, e também assegurar um suprimento longo e responsável de cacau sustentável.

Com o apoio de parceiros e clientes, a Cargill fez uma grande conquista desde que começou a trabalhar com agricultores na Costa do Marfim há mais de 10 anos. Na África, os sinais de progresso são nítidos: a Cargill fundou uma rede com mais de 2.550 Escolas de Agricultura no Campo que oferecem treinamento a mais de 115.000 pequenos agricultores sobre as melhores práticas agrícolas. O programa da empresa também dá assistência a centenas de organizações de agricultores, para que possam ter melhor acesso a mercados e infraestrutura.

O avanço da educação dos agricultores de cacau também promove a educação das crianças da comunidade. Mais de 34.000 crianças têm acesso a melhor educação graças à ajuda da Cargill nas atividades de construção de novas escolas, treinamento de professores e recursos aprimorados, como livros escolares.

Em uma escala global, há cada vez mais distribuição de cacau com certificação de sustentabilidade, um modelo a ser seguido para cadeias de suprimento de todos os tipos.

[video caption] Cargill’s network of 2,550 farmer schools across Africa are helping promote agricultural best practices and sustainable cocoa in countries like Côte d’Ivoire.