skip to main content

Ingredientes novos e econômicos de um produto favorito das famílias

Para simplificar a produção, reduzir os custos e preservar o ótimo sabor de seus produtos populares, um cliente procura a Cargill. 

January 01, 2015

Em 2010, um dos antigos clientes do ramo alimentício da Cargill analisou detalhadamente seu portfólio de mais de 40 marcas domésticas bem conhecidas, procurando formas de aprimorar seus processos de produção. Para esse cliente, o sucesso significava ter uma produção mais eficiente, aumentar a produtividade e reduzir os custos. Isso também significava manter o sabor exclusivo dos produtos que os clientes adoram.

A empresa percebeu a ótima oportunidade de sucesso em sua marca de produtos congelados de frango, uma refeição favorita das famílias nos Estados Unidos. Como a marca era muito popular, isso impunha um desafio único: fazer modificações na produção sem mudar as características de que as pessoas mais gostam, como sabor, textura e cor. Conhecido pela casca crocante e saborosa, além da carne tenra, o cliente precisava manter os atributos principais da marca, e logo procurou a Cargill por sua experiência em inovações alimentares.

Durante quatro meses, uma equipe de pesquisa e desenvolvimento da Cargill trabalhou com o cliente para criar uma nova receita. A Cargill decidiu que um estabilizador alimentício poderia aumentar naturalmente a produtividade, sem afetar negativamente o produto final. A equipe testou a fórmula modificada com uma bancada de avaliadores de sabor, refinando a receita com base nos comentários dos consumidores. Depois de testar quatro iterações, a equipe criou aquela que superou as exigências dos clientes, atendeu às expectativas e recebeu aprovações rapidamente.

A mistura modificada de ingredientes naturais e derivados de amido não tinha somente um ótimo sabor, mas também preservava a estrutura do alimento durante o congelamento e o transporte. Os produtos de frango com a nova receita chegaram às prateleiras das lojas no primeiro semestre de 2010 e reduziram os custos de produção do cliente em US$ 0,10 por libra, gerando mais de US$ 5 milhões de economia no primeiro ano. Melhor de tudo, eles tinham o sabor exclusivo, a textura e o gosto que os consumidores esperam e apreciam.