skip to main content

Pondo fim na defasagem

O Cargill Scholars Program pretende ajudar os estudantes em condições socioeconômicas desfavorecidas de Minnesota a prosperar.

January 01, 2015

“Defasagem” refere-se à diferença de desempenho acadêmico entre os estudantes, o que é frequentemente evidenciado nas notas de testes e nas taxas de abandono escolar. A disparidade de desempenho e notas de testes resulta de vários fatores, como raça, etnia, idioma e renda familiar: todos capazes de afetar o êxito escolar do estudante.

No estado de Minnesota, e mais especificamente na área metropolitana de Minneapolis-St. Paul, a defasagem entre estudantes brancos e de minorias é especialmente maior. Os estudantes brancos sempre superam os colegas de turma negros, hispânicos e indígenas americanos nos testes de matemática e leitura. As taxas de evasão escolar entre os estudantes de minorias em Minnesota estão entre as mais altas do país.

Para reduzir a defasagem e entender melhor os fatores contribuintes, a Cargill Foundation lançou o Cargill Scholars Program em 2001. Cinquenta crianças foram selecionadas para participar após terem sido identificadas e recomendadas por professores e administradores locais. A extensa iniciativa de nove anos foi elaborada para melhorar o desempenho escolar dos estudantes, aumentando as expectativas acadêmicas, evitando comportamentos inadequados e melhorando as aptidões para a vida. Começando com tutoria e aconselhamento familiar na quarta série, o programa se estendeu até a nona série, quando os estudantes passaram para um programa de incentivo à faculdade chamado Destination 2010. Após a conclusão, esses estudantes estavam qualificados para bolsas de estudo de até US$10.000 para o ensino pós-secundário.

Nos anos iniciais do programa, a Cargill procurou manter os estudantes e suas famílias envolvidos em todos os aspectos da educação. Tutoria acadêmica, viagens de campo e instrução musical mantiveram os estudantes ativos dentro e fora da escola. E as famílias receberam instrução de como poderiam participar da experiência escolar de seus filhos. Trabalhando com os Big Brothers Big Sisters de Minneapolis, muitos funcionários da Cargill atuaram como orientadores dos 50 bolsistas da Cargill integrantes do programa, acompanhando em viagens de campo e ajudando na preparação para os exames de admissão nas faculdades.

Para avaliar o impacto da iniciativa da Cargill, o The Wilder Research Center acompanhou o grupo piloto de estudantes durante o programa, desde o primeiro dia em 2001 até a formatura na escola secundária. Uma pesquisa demonstrou que os bolsistas da Cargill aumentaram seu interesse nas atividades acadêmicas e extracurriculares, além de terem aprimorado suas habilidades sociais com colegas e adultos. Dos que concluíram o programa, 69% participaram do ensino pós-secundário, percentual muito acima da média de 49% do distrito.

Hoje em dia, a Cargill Foundation apoia iniciativas semelhantes que visam melhorar o desempenho acadêmico de estudantes desfavorecidos da área metropolitana de Minneapolis. Sabendo que o desempenho dos estudantes na escola é melhor se eles consomem refeições balanceadas, a empresa agora está interessada em financiar programas voltados para a nutrição infantil para estudantes da pré-escola à sexta série. A Cargill Foundation contribui todos os anos com aproximadamente US$8 milhões para projetos não lucrativos que atendem à comunidade das adjacências da sede da Cargill.

Envolvendo pais e orientadores no processo de aprendizagem, o programa Cargill Scholars tem capacitado os estudantes de minorias de Minnesota a superar barreiras acadêmicas.